quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bibliografia Receitada


A Virgem Dos Rochedos (Da Vinci)



Você conhece o Renascimento ?

O Renascimento, também conhecido como Renascença, é o maior e mais conhecido movimento da Modernidade. Mas de onde exatamente viria tamanha importância de tal movimento? Para isso é necessário que façamos um retorno á Europa medieval, já no fim da Idade Média, quando a Idéia de fim do mundo era bem presente no imaginário europeu, devido a três principais fatores: fome, doenças e violência. Diante disso as instituições da época se mostravam incapazes de solucionar tais problemas.

É nesse contexto que surge a Modernidade e que a Europa irá reerguer-se através do Renascimento, que é um movimento de transformações radicais na sociedade européia, especialmente pelas suas características humanistas, racionalistas e cientificistas, as quais mudaram totalmente a mentalidade européia, e baseado na cultura antiga, ou seja, um movimento que resgatava os valores da Antiguidade.

É importante mostrar ainda que, embora o Renascimento seja lembrado como um movimento puramente artístico, ele foi presente em todos os setores desde o artístico até o econômico e político. Além disso, ele não se deu da mesma forma em todos os lugares variando o tempo e o modo como ocorria de acordo com os locais.

Tal fato pode ser muito bem visto na obra de Nicolau Sevcenko, O Renascimento, um livro de leitura agradável e simples que nos proporciona um maior e melhor entendimento sobre o Renascimento, a partir de uma breve contextualização histórica do quadro da época para só então seguir uma reflexão acerca do papel do Humanismo, principal característica da Modernidade e, portanto, do Renascimento, juntamente com o desenvolvimento e transformações artísticas e, finalmente, a evolução da Renascença nos diferentes lugares da Europa.

Me utilizo, aqui, das palavras de Sevcenko: “Estarão querendo pintar um “quadro renascentista do Renascimento”? descubra você mesmo através dessa história fascinante. Procure O Renascimento, leia e descubra se você realmente conhec esse importante movimento da Idade Moderna.



Dedico esse texto ao meu namorado Jandson, que tanto me incentivou, e à professora Ferdinanda, que me proporcionou a leitura dessa obra.



Nara Soares



SEVCENKO,Nicolau.O Renascimento. São Paulo: Atual,1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário