domingo, 12 de julho de 2009

Construindo o Conhecimento Histórico


História da Vida Privada: A Vida Como Ela é.

Cap.1- Uma nova abordagem.

Para iniciar da melhor maneira possível meus trabalhos no blog, decidi trabalhar um dos temas mais instigantes da História (ao menos para mim), que é a História da vida privada. Pensando didaticamente, trabalhar o cotidiano de gerações passadas pode aparecer como uma ótima alternativa para alterar um pouco a rotina economia-politica-economia, que na maioria das vezes transforma uma das mais importantes e belas disciplinas escolares, em uma tarefa enfadonha e desestimuladora, tanto para os alunos, quanto para os professores, que acabam por se tornarem reféns do comodismo mantido pelo sistema de ensino brasileiro. Dessa forma, trabalhar algo mais próximo aos alunos é sem dúvida de extrema importância, haja vista que procurar estabelecer paralelos entre o cotidiano destes com o daqueles agentes históricos do passado, pode transformar uma simples aula de História em um verdadeiro desafio para os estudantes, tornando o papel do educador em algo muito mais interessante. Não que os processos históricos mais tradicionais sejam deixados de lado, afinal eles ainda são extremamente necessários para a formação dos docentes, mas ficar preso a eles é um erro. O educador precisa “incrementar” seu trabalho em sala de aula, para conquistar a atenção e o interesse dos alunos.

Dito isto, trabalhar o cotidiano de gerações passadas apareceu como uma excelente alternativa para iniciar minhas postagens, visto que procuro sempre buscar novas propostas didáticas para enriquecer meu trabalho. Além de que, no próximo período de meu curso de História, será trabalhada a disciplina História do Brasil Império, uma fase de extrema importância para o desenvolvimento do país como unidade nacional, e também para a formação identitária do povo brasileiro. Para entender estes processos, darei início a uma série de artigos, baseados na obra “História da Vida Privada” vol.2, que tem o seguinte subtítulo: Império: a corte e a modernidade nacional, e é organizada por Luiz Felipe de Alencastro[1]. Trabalharei aqui o texto “Vida privada e ordem privada no Império”, do próprio Alencastro, que pretende analisar os modos de vida que tiveram continuidade e os núcleos que constituíram a sociabilidade brasileira contemporânea. Esse texto mostra como se organizava o cotidiano nos lares brasileiros e como se davam as relações de poder e sociabilidades dentro do contexto imperial.

Espero que esta série possa auxiliar no entendimento do tema, e também na pratica de ensino do mesmo em sala de aula. Á medida em que os artigos ficarem prontos os publicarei, portanto sempre estarei postando eles uma ou duas vezes por semana. Espero que o tema possa ser bem compreendido e que novas idéias surjam ao longo dos trabalhos. Um abraço e contem História!


Luiz Lampreia Jr.



[1] Luiz Felipe de Alencastro nascido em 1946 em Itajaí, Santa Catarina, formou-se em história e ciências políticas na Universidade de Aix-en-Provence (França) e doutorou-se em história na Universidade de Paris-Nanterre. Ensinou nas universidades de Rouen e Paris-Vincennes. Desde 1986 é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Atualmente é professor visitante da cátedra de História do Brasil da Universidade de Paris-Sorbonne. Organizador do volume 2, Império - A corte e a modernidade nacional, da História da vida privada no Brasil (dirigida por Fernando Novais), colabora em vários jornais brasileiros e é colunista da revista Veja.


Um comentário:

  1. "uma das mais importantes e belas disciplinas escolares". Meu caro Luiz Henrique(amourr xD) os professores são belos, mas a disciplina?? meu Deus. ¬¬' Vc já foi apresentado à disciplina chamada "matemática"??
    OBS:Nada contra a classe históriadora xD
    hauehauhe

    Niely Sayonara

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