sábado, 11 de julho de 2009

Teoria em Foco



O site “Café História” promoveu um concurso, no qual se fazia o seguinte questionamento:


“Qual a importância do movimento dos Annales para minha vida como historiador?"


Eis aqui a resposta vencedora do concurso, redigida pelo graduando do curso de História da UFRN, Diego Fernandes:

"No ano de 1929 surge um movimento que transforma a historiografia mundial, tal qual a Revolução Industrial transformou o Ocidente. Trata-se da Escola dos Annales ou simplesmente a “Revolução Francesa da historiografia” (Peter Burke). Seja qual for o nome que dermos, o fato é que ela é um movimento ímpar para minha formação como historiador. Com ela eu aprendo que não posso ser um colecionador de fatos, alguém que simplesmente narra acontecimentos pretéritos, mas sim alguém que problematiza o passado, que oferece uma interpretação. Aprendo que a História não diz respeito somente ao passado, mas que Passado–Presente–Futuro se interpenetram no meu discurso. Aprendo que meu objeto de estudo não é algo rigidamente delimitado, mas algo maleável que reflete meus objetivos e interesses. Aprendo que a História não é feita somente de batalhas e tratados políticos, mas também de gente simples como eu. Aprendo que, por mais competente e sábio que eu seja, não conseguirei reviver o passado tal qual aconteceu. Aprendo ainda que minha atividade, para ser bem sucedida, depende muito do diálogo com outros professores. Aprendo com os Annales que sempre tenho algo mais para aprender. Tal é sua importância na minha vida".



Diego José Fernandes

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como esse homi soube que minha resposta foi a vencedora? hehe

    Grande trabalho, Luiz!!Espero ver esse sítio cheio de postagens..

    FLWSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. rapaz..foi vc mesmo que falou!lembra não?!faz um tempo já!parabéns!

    e eu espero ver mais trabalhos seus aqui,caro Diego!

    FLWSSSS

    ResponderExcluir