quinta-feira, 9 de julho de 2009

Construindo o Conhecimento Histórico

Clio: a musa da História

O passado pelo presente

Por que escolher uma musa como nossa primeira postagem?

A resposta é um tanto obvia, na mitologia antiga são as musas as responsáveis por proteger e trazer a memória aos historiadores na hora de seus relatos, tal fato pode ser observado nas diversas obras de Heródoto no momento em que este as invoca como suas protetoras. Mas quem foi Heródoto? esse humilde homem grego é considerado em nossos dias como o pai da História, mérito que ficou marcado por sua imortalizada obra A História, embora dotado de poucos métodos esse autor relatou grande parte da história grega, utilizando-se daquilo que via , de diversos informantes e as vezes de relatos de desconhecidos, quando não apelava ao inventivo(fator que lhe rendeu críticas de alguns de seus contemporâneos, como Políbio).


Diferente da Antiguidade, hoje os historiadores não invocam mas suas musas, haja vista o caráter científico que a história adquiriu ao longo do tempo, sendo dotada de métodos e conceitos, fato que é marcado pela ampliação das fontes e dos diversos campos de estudo que a História alcançou através da interdisciplinaridade.

Pensando nisso, nós alunos do curso de História da UFRN decidimos criar esse blog como espaço de divulgação de trabalhos e sugestões didáticas visando a construção de um conhecimento histórico cada vez mais simples e dinâmico. Vale ressaltar que esse espaço estará aberto a todos os interessados por essa área do conhecimento. Esperamos que vocês gostem.

Jandson Zé e Luiz Lampreia Jr. (Moderadores)

3 comentários:

  1. "cada vez mais simples"??? Que história é essa que vocês querem fazer?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ao blog,ficamos gratos pelo seu comentário!

    quando falamos em "uma História cada vez mais simples" estamos nos referindo ao seu caráter didático,haja vista nossa futura profissão como educadores.o público alvo do blog não está destinado apenas a pesquisadores, mas também a professores que buscam novos metódos para o ensino da História.

    continue acompanhando nosso blog e deixando mais comentários!obrigado!

    ResponderExcluir
  3. oi, gostaria de saber como faço pra descobrir informaçoes em um pequeno texto como por exemplo a época o autor e o objetivo por favor me ajude... desde de já obrigada...

    ResponderExcluir