segunda-feira, 13 de julho de 2009

Construindo o Conhecimento Histórico

Os Cercamentos: Um violento choque social

O início da Idade Moderna (fim do século XIV e começo do século XV) é marcado por uma série de transformações, muitas delas ligadas ao campo das mentalidades, como a nova relação que o homem passa a ter com a morte distanciando-a cada vez mais de si. Entretanto a transformação que quero enfatizar aqui teve sua repercussão ligada ao campo social: o movimento de cercamentos ou enclosures. Mas que movimento é este que chega a ser tão citado nos documentos e até mesmo em obras literárias desse período?

Tal movimento é denominado dessa forma devido ao fato das terras antes tidas como comunais serem cercadas e transformadas em pastos para gado lanígero. Segundo alguns autores, o nascimento desse movimento que trouxe tanto descontentamento ao campesinato está ligado a um jogo econômico. No momento em que há uma queda nos preços dos cereais e uma elevação no preço da lã, a burguesia latifundiária, pela força, substitui a primeira cultura pela segunda.

Essa expulsão das massas camponesas provocará diversas revoltas, algumas até culminando na destruição dos valados, restituindo-os como terras comunitárias, claro que tais fatos representam uma exceção. Com o intuito de diminuir os conflitos tenta-se implantar leis que promoviam a reconstrução de algumas cidades que foram abandonadas para criação dos rebanhos, todavia essas não renderam êxito.

De fato o resultado mais expressivo dos cercamentos está na ida das massas desapropriadas às cidades, promovendo um inchaço urbano, marcado pela grande quantidade de mendigos, ou como alguns documentos denominam, vagabundos, haja vista que estes só sabem trabalhar a terra.

É nesse contexto que, a meu ver, surge uma grande contradição: a promoção da mendicância ao crime. Não bastasse retirar a terra do camponês, terra esta onde cresceu e viu seus pais serem enterrados, ainda o transformava em criminoso por não ter ocupação.

Outra consequência do movimento de cercamentos é a gênese de uma nova classe: o operariado. Como os camponeses já não tinham mais suas terras (antiga ferramenta de subsistência) vão encontrar no trabalho assalariado sua principal fonte de sobrevivência, marcando assim um novo momento onde o meio de produção é oferecido ao produtor sob a recompensa de um salário, marcando o que viria a ser o afastamento cada vez maior entre o produtor e o meio de produção, e por sua vez o apogeu da mão-de-obra assalariada.

Finalizo por dizer que o movimento de enclosures foi cruel com o camponês que viu-se obrigado a adaptar-se a uma nova forma de vida- a vida urbana- sendo injustiçado por uma minoria que exercia o poder pelos bens que possuía, fato não tão distante dos nossos dias, tendo em vista que são as classes mais baixas injustiçadas a troco da perpetuação de uma classe mais abastada.



Jandson Zé



Nenhum comentário:

Postar um comentário